UM POUCO MAIS SOBRE ANTENAS LNBF LNB FREQUÊNCIAS

Postado por | dezembro 21, 2015
Atualizaçao no Email
Suporte e Atualizaçoes

UM POUCO MAIS SOBRE ANTENAS LNBF LNB FREQUÊNCIAS

antena60cm__IKS-SKS UM POUCO MAIS SOBRE ANTENAS LNBF LNB FREQUÊNCIAS

A resposta de duas dúvidas enviadas pelos nossos visitantes pode ser muito útil para ajudar a tirar as dúvidas de outros visitantes de nosso blog, por isto criei este artigo que fala sobre Antenas, LNBfs, frequências e também sobre banda C e Ku.

Recebi uma mensagem com uma dúvida sobre a Banda Ku, resolvi responder ela como um artigo, pois pode ser útil para mais pessoas. Agradeço ao Paulo por enviar a dúvida!

A mensagem foi a seguinte:

A ***,TV paga transmite na banda KU?

O lnbf instalado tem a seguinte indicação:

Frequencia 10,7 a 12,75 GHZ

LO1 = 9,7 GHZ

LO2 = 10,6 GHZ

O que seignifica?

O Brigado pelas dicas, pois estamos aprendendo mais.

Recebi também uma dúvida sobre antenas e LNBf‘s e também vou compartilhar a explicação no final deste artigo, depois da parte sobre a Banda Ku em “Tipos de Antena e LNBF uilizado“.

A dúvida foi a seguinte:

tenho dificuldades em reconhecer e diferenciar um do outro…quando instalo antenas focal-point tenho q testar varios lnb ate acertar no correto

Respondendo as dúvidas vou começar falando quais as faixas de frequências da Banda Ku e da Banda C (as mais utilizadas nos satélites).

Banda C

3,7 a 4,2 GHz (ou 3700 a 4200 MHz) no Brasil*

3,4 a 4,2 GHz (ou 3400 a 4200 MHz) demais países, essa faixa “a mais” na Banda C é chama de Banda C Estendida (3,4 a 3,7 GHz).

Banda Ku

10,7 a 12,2 GHz (ou 10700 a 12200 MHz) no Brasil*

10,7 a 12,75 GHz (ou 10700 a 12750 MHz) demais países, essa faixa “a mais” na banda Ku é chama de Banda Ku Estendida (12,2 a 12,75 GHz).

*No Brasil a faixa de frequências da Banda C é menor poque o espaço entre 3,4 e 3,6 é utilizado para telefonia e transmissão de dados (internet).

*No Brasil foi liberada a faixa estendida da Banda Ku entre 12,2 e 12,75 Ghz, porém nenhum satélite, com cobertura para o Brasil, utiliza esta faixa para transmissão.

Agora que sabemos quais as faixas de frequências pertencem às duas Bandas mais utilizadas podemos dizer se um sinal é da Banda C ou Banda Ku simplesmente olhando para frequência e verificando se ela está dentro da faixa de sinais de uma das duas Bandas.

Exemplos

10820 MHz Horizontal – SR 30000 (***/Intelsat 11)

Esta frequência é da Banda Ku, pois está dentro da faixa entre 10700 e 12750 MHz, portanto a *** está na Banda Ku.

11,64 GHz Vertical – SR 18100 (Entel/Estrela do Sul)

Esta frequência é da Banda Ku, pois está dentro da faixa entre 10,7 e 12,75 GHz, portanto a ENTEL está na Banda Ku.

3591 MHz Vertical – SR 10125 (IP DVB/Intelsat 805)

Esta frequência é da Banda C, pois está dentro da faixa entre 3400 e 4200 MHz, portanto o sinal de dados está na Banda C.

4,18 GHz Vertical – SR 33262 (Rede NGT/Brasilsat B4)

Esta frequência é da Banda C, pois está dentro da faixa entre 3,4 e 4,2 GHz, portanto a Rede NGT está na Banda C.

Tipos de LNBfs e seus funcionamentos

Todos os LNBf’s convertem as frequências recebidas do satélite em Banda C ou Ku para a Banda L (na faixa entre 950 e 2.050 MHz) na saída para o receptor, alguns receptores analógicos utilizam a frequência da Banda L na hora de adicionar um canal.

Para saber qual a frequência de um canal em Banda L partindo de uma frequência em Banda C é simples, basta subtrair da frequência do Oscilador Local a frequência da Banda C.

Exemplo

– Vamos precisar dos seguintes dados para fazer a conta:

Frequência em Banda C = ***** analógica está no StarOne C2 na banda C na frequência 3720 MHz.

Primeira frequência do Oscilador Local = -LNBf Monoponto com o Oscilador local em 5150 MHz.

Fazendo os Cálculos:

5150 MHz – 3720 MHz = 1430 MHz

Portanto a frequência em Banda L da ***** é 1430 Mhz

Banda C

Os LNBfs mais utilizados são: Monoponto e Multiponto.

Eles tem várias temperaturas de ruído e valores de ganho. Na hora de comprar um LNBf, sempre procure pelo que tem a menor temperatura de ruído e o maior ganho. Normalmente, encontra-se com facilidade LNBf‘s com temperatura de ruído de 17º, 15º, 13º e 12º e ganho entre 65 e 67dB.

Exemplo

LNBf Multiponto da Gardiner com ganho de 67 dB, temperatura de ruído de 12º e faixa de recepção entre 3,7 e 4,2 GHz.

Troca de Polarização (H/V)

Monoponto

Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal e o oscilador local é de 5150 Mhz.

Não podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.

Multiponto

Troca de polarização utilizando frequências diferentes e uma única voltagem, normalmente 14 Volts, e o oscilador local é de 5150 MHz para uma polaridade e 5750 MHz para outra

Podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois ambos utilizam a mesma voltagem para ambas polaridades (Vertical e o outro da Horizontal), quando utiliza-se os dois receptores ao mesmo tempo é recomendado desativar a alimentação de um deles.
Banda Ku

O LNBf mais utilizado e recomendado é o LNBf Monoponto Universal, apelidado de “LNBF Universal“, que sintoniza toda faixa de frequências da Banda Ku (10,7 a 12,75 GHz). Eles possuem duas frequências do Oscilador Local (9750 e 10600 MHz) pois a Banda Ku é subdividida em duas faixas, uma de 10,7 a 11,7 GHz (apelidada de Banda Ku “baixa”) e outra de 11,7 a 12,75 GHz (apelidada de Banda Ku “alta”).

Também existem LNBF’s que sintonizam somente a primeira faixa da Banda Ku (10,7 a 11,7 GHz), apelidada de “banda baixa”, muito conhecidos por alguns instaladores que trabalhanvam instalando antenas para a antiga Tecsat DTH. Também existem os que sintonizam somente a segunda faixa da Banda Ku (11,7 a 12,75 GHz), apelidada de “banda alta”.

Os LNBf’s tem várias temperaturas de ruído (0,7 dB por exemplo) e valores de ganho (62 dB por exemplo), verifique estes dados na hora da compra e escolha sempre o que tiver a menor temperatura de ruído e o maior ganho.

Troca de Polarização (H/V)

Monoponto

Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal. O Oscilador Local para a Banda Ku “baixa”, de 10,7 a 11,7 GHz, é de 9750 Mhz e para Banda Ku “alta”, 11,7 a 12,75 GHz, é de 10600 MHz.

Não podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.

Atualizado 19/02/2010:

Tipos de Antena e LNBF uilizado

Existem dois tipos de antenas e para cada uma delas é utilizado um tipo de LNBf específico: são eles: Focal Point e Off Set.

Focal Point

É o tipo de antena mais utilizado em Banda C e possui tamanho de 1,5m ou maior, muitos tem deste tipo de antena, especificamente um modelo da Zirok de 1,5m fechada.

Ela pode ser utilizada para receber sinais da Banda C ou Banda Ku e pelo seu tamanho ser grande para Banda Ku, que normalmente utiliza antenas abaixo de 90 cm, melhora a recepção dos sinais. Nela deve ser utilizado o LNBf Focal Point que tem um disco escalar reto (visível).

Off set

É o tipo de antena mais utilizado na Banda Ku, mais encontrada nos tamanhos 45cm, 60cm e 90cm.

Nela deve ser utilizado LNBf Off set que tem um disco escalar internamente (normalmente não visível), com um ângulo para limitar a captação do sinal (100 a 120cm).

Leitura recomendada

– Antena – Focal Point x Off Set – Graus!

– FAQ Antenas Parabólicas

– Tecnologia das Antenas

OBS: Existem também os LNBf’s que sintonizam Banda C e Ku ao mesmo tempo (exemplo no site da Zinwell, clique aqui), LNBf’s com mais de uma saída (exemplo no da Zinwell, clique aqui), porém, atualmente, ainda são pouco utilizados.

Algumas palavras e siglas em inglês que estão nos LNBfs

LO = Local Oscillator – tradução = Oscilador Local

Ku Band – tradução = Banda Ku

C Band – tradução = Banda C

 

  • Nao representamos nenhuma marca de receptores (NUNCA)
  • Nao vendemos aparelhos e muito menos CS
  • Nao somos responsáveis pela criação de atualizações, apenas postamos o que se encontra na internet
  • Atente-se a isso e faça um comentário de acordo com nossa política de site
Atualizacoes . net
Aprovaremos comentários em que o leitor expressa suas opiniões e dicas. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
--------------------------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.